jayllesf@gmail.com

004 – No controle das contas bancárias da EMGERPI

>> quarta-feira, 23 de setembro de 2009


Depois de estrear na EMGERPI como um dos coordenadores de campo na campanha de combate ao mosquito da dengue e de uma rápida estada no Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) fui, por determinação da diretora-presidente à época (Dra. Lucile Moura) remanejado para o Setor Contábil e Fiscal da empresa. Dado ao mérito alcançado no desempenho das funções anteriores, minha disposição para o novo setor partiu, como fui informado depois, da própria diretora do departamento – Lucrecina Pereira.

Minha nova função, na qual permaneci por aproximadamente dois meses, exigiu de mim extrema responsabilidade e atenção redobrada. Minha missão era a de monitorar diariamente todas as contas correntes e de investimento de titularidade da EMGERPI, COHAB, PRODEPI e CEASA.

Ao todo eu procedia à análise de 131 contas bancárias sediadas na CEF e BEP (hoje incorporado ao BB). Eram contas do Orçamento Geral da União (OGU), outras exclusivas para pagamento de fornecedores, funcionários e prestadores de serviço, contas convênio, de investimentos, etc. Cabia a mim a emissão de relatórios diários de valores creditados e de toda a movimentação em torno deles (pagamentos, cheques compensados, saques no terminal, cheques devolvidos por falta de provisão de fundos, retenções judiciais, saldos, etc.). Era um trabalho exaustivo e determinante sob o ponto de vista da funcionalidade da empresa.

Foi exatamente neste período que comecei a perceber que a EMGERPI não era exatamente aquilo que apregoava o Governo por intermédio da mídia. À medida que me familiarizava com as movimentações financeiras da empresa crescia em mim a suspeita, posteriormente confirmada, de que por detrás da fachada do órgão havia alguma coisa de muito grave acontecendo.
Aquilo não era normal, não podia ser normal. Na qualidade de órgão público, responsável pela gestão de milhões de reais oriundos dos contribuintes, o mínimo que se espera é transparência e probidade no trato dos recursos públicos.

Além do grande volume de cheques devolvidos sem a devida provisão de fundos, chamava-se a atenção os valores suntuosos que eram sacados na boca do caixa em espécie, todos em favor do caixa da EMGERPI. Os tesoureiros da empresa, como veremos em um capítulo mais adiante, tinham sob sua responsabilidade diária quantias em espécie que giravam em torno de 200 a 300 mil reais. E este dinheiro saia descontroladamente, atendendo a inúmeros “bilhetinhos” assinados pela diretora presidente Lucile Moura.

Mas esta é uma história complexa e causadora de grande perplexidade. Deixarei para esmiúça-la na próxima postagem, quando for tratar de tudo o que testemunhei no próximo posto para o qual fui chamado a servir dentro da EMGERPI – o Departamento Administrativo e Financeiro da empresa, endereço onde ocorria boa parte da lavagem de dinheiro deste Governo e de onde saia todos os meses, várias vezes ao mês, caixas de dinheiro em espécie que eram entregues a grandes figurões e figuronas do Governo Wellington Dias.

18 comentários:

Anônimo 23 de setembro de 2009 às 14:02  

Na qualidade de servidor estadual acompanhei e acompanho todo o desenrolar dos acontecimentos desde que suas denúncias foram publicadas. Estive presente na Assembléia e assisti ao seu depoimento e também ao depoimento da presidente da emgerpi. Você disse que tinha um esquema bancário para driblar débitos trabalhistas de funcionários das empresas públicas incorporadas pela emgerpi. Você também abordou, me parece, o pagamento de funcionários em Brasília. Gostaria que você, se possível, abordasse esses dois pontos dado a seriedade dos fatos em si. Muito obrigado pela atenção e continue firme em sua determinação de clamar por Justiça. Quero que você saiba que você está sendo seguido de perto por todos nós funcionários efetivos do Governo do Estado do Piauí e tem, de nós, total e irrestrito apoio.

M.A.V. Filho

Jaylles Fenelon 23 de setembro de 2009 às 14:52  

M. FILHO. Fico feliz em saber do apoio dos funcionários públicos à minha causa. A partir do momento que lutamos para estancar a corrupção dentro do serviço público, garantimos com isso resultados como a excelência nos serviços prestados, mais recursos para investimentos em salários e aperfeiçoamento do servidor e um Piauí mais forte, mais desenvolvido e estruturado. Quanto aos seus apontamentos (golpe no TRT e folhas secretas dentro da empresa) estarei abordando estes assuntos no meu próximo artigo. Continue nos acompanhando e expressando sua opinião. Obrigado pelo apoio!

Anônimo 23 de setembro de 2009 às 16:36  

Meu caro amigo Jaylles, sou de esperantina, tambem sua terra creio q seu amor por ela seja igual ou maior que o meu. mais to querendo tirar umas duvidas, me explique um pouco do caso FranciscoAntonio(PT) e a empresa EMGERPI, pois tado a cidade ficou curiosa quanto o envolvimento dele nesse caso, mais por razoes por mim desconhecidas ficou tudo calado. espero q vc me conte um pouco dessa historia, abraços e ate a proxima. ah gostei doseu blog.

grato pela atencao.
Carlos Augusto

Jaylles Fenelon 23 de setembro de 2009 às 17:44  

CARLOS AUGUSTO, meu conterrâneo. Você não faz idéia de quanta alegria me transmite ao ver um filho de Esperantina prestigiando nosso blog. Houve sim uma ingerência imensa da EMGERPI no processo eleitoral de Esperantina. Em breve estarei publicando aqui, respeitando a cronologia dos fatos a fim de não dificultar o entendimento dos internautas (já que a história é longa, densa e complexa) tudo o que consegui, com amparo em documentos oficiais (que também serão publicados neste espaço) referente a compra do mandato em Esperantina e em vários outros municípios onde a máquina do Governo foi decisiva no resultado final do pleito. Continue nos acompanhando e terei o prazer de relatar a você e aos demais esperantinenses a verdadeira história que reside na eleição do companheiro Francisco Antonio de Sousa (PT). Um grande abraço a nossa terra amada e, muito em breve, estarei chegando ai para matar a saudade da família e dos amigos.

Anônimo 23 de setembro de 2009 às 18:03  

caro amigo destemido Jayles Fenelon,meu nome é André, sou de Esperantina e queria ocupar este nobre espaço para parabenizar vc pela sua coragem de está divulgando para o mundo a ação de uma quadrilha perigosa e com um futuro já previsto.só depois de suas denuncias é que o povo daqui veio acordar desse pesadelo chamado Chico preto..obrigado em nome de todos os esperantinenses.a sua coragem é invejável..abcs

Jaylles Fenelon 23 de setembro de 2009 às 18:25  

Caro ANDRÉ, saudações esperantinenses! Fico feliz com sua participação, aliás hoje já é o segundo comentário feito por um esperantinense. A exemplo do que disse ao também conterrâneo Carlos Augusto, quero reafirmar aqui que no momento oportuno irei revelar todo o esquema de corrupção que permitiu a eleição de um companheiro de partido em Esperantina. Quanto ao desempenho da administração do Francisco Antonio em nossa cidade, prefiro não fazer juízo de valores. Estou ausente do município já a algum tempo e prezo por me manifestar em público somente quando tenho absoluta certeza do fato a ser exposto e, em tempo de repreendas institucionais violentas como estamos vivendo, estar devidamente municiado de documentos comprobatórios. Entretanto, e dando-lhe o devido crédito, tenho uma convicção bastante forte de que aquele que não respeita as leis e as instituições para se eleger, muito dificilmente as respeitarão no exercício de seu mandato. Como para toda regra há exceções, para esta pode também haver, mas acho que seria a primeira a existir. Sinta-se à vontade em nosso blog para manifestar, sempre que achar oportuno, suas opiniões, críticas e sugestões. Um abraço especial e sincero à nossa cidade querida!

Anônimo 23 de setembro de 2009 às 18:50  

RAPAZ, QTO MAIS EU LEIO VC MAIS EU TE ADMIRO. VC ESTÁ CERTO, TÃO JOVEM E CERTO. UM EXEMPLO PARA TANTOS VELHOS COMO EU QUE TIVEMOS E TEMOS ESSA OPORTUNIDADE DE MELHORAR AS COISAS MAS, POR PURA COVARDIA E COMODIDADE, OPTAMOS POR SILENCIAR. CONTINUE, AVANCE SINAIS, TENHO CERTEZA QUE DE ONDE ESTÃO, PESSOAS COMO FRANCISCA TRINDADE ESTÃO TE ABENÇOANDO, TE DANDO FORÇA, EMITINDO LUZ E, DE MANEIRA INDELÉVEL, TE PROTEGENDO. VOCÊ IMPRESSIONA E TAMBÉM INSPIRA!

FMGJR.

Anônimo 24 de setembro de 2009 às 05:40  

JAYLES;
sou de Esperantina, mas tenho uma interrogação a fazer, se vc diz que na ENGERPI e nos governos do PT tem muitas sujeiras, por que vc cria um blog e se coloca com um PTISTA, se um partido não tem ética e moral como vc diz então deveria estar filiado a ELE. Ou vc quer se promover ou ganhar alguma coisa.
LISBOA -

Jaylles Fenelon 24 de setembro de 2009 às 09:10  

LISBOA. Primeiro agradeço sua disponibilidade em interagir em nosso espaço, ao tempo em que respondo sua interrogação com prazer e tranqüilidade. Sou membro do Partido dos Trabalhadores sim, e me orgulho disso. Acredito no meu partido, na sua grandeza de história de lutas, assim como reconheço sua importância indiscutível no processo de consolidação da democracia brasileira. Não há uma conquista sequer que hoje beneficia a classe trabalhadora brasileira que não tenha no PT sua autoria ou, na menor hipótese, seu grande aliado. Entretanto LISBOA, o PT é conduzido por homens e mulheres, todos passíveis de erros e faltas, e uns mais do que os outros. Há também aqueles que pegaram carona no PT quando este já havia galgado o Poder e, ao invés de darem o melhor de si para consolidar nosso projeto de construção de Piauí forte e verdadeiramente democrático, infectaram a história do partido com o câncer de sua ganância e procedimentos administrativos que a vida inteira meu partido combateu. Eu não entendi bem, e quero que me desculpe por isso, sua colocação. Eu lhe pergunto: (01) Por eu fazer parte do PT, ao constatar o grande esquema de corrupção na EMGERPI deveria ter ficado calado e deixar que estas pessoas, que não são o PT (pois o partido não é isso) continuar saqueando o Estado? (02) Por eu fazer parte do PT, ao constatar o grande esquema de corrupção na EMGERPI deveria deixar naquele momento de ser honesto e começar a roubar com eles também? (03) Por eu fazer parte do PT, ao constatar o grande esquema de corrupção na EMGERPI deveria pedir demissão, me desfiliar do meu partido por causa de gente que não está nem ai para ele, o PT, e deixar que eles acabem com a nossa história e sujem de lama a nossa trajetória de lutas neste país? Optei em lutar pelo meu partido, denunciar aqueles que não honram o PT e nem respeitam o povo do meu Estado. Quanto a me promover, também penso diferente. CORRUPÇÃO é para ser denunciada, escancarada, alardeada e só não coloquei um canal de televisão para denunciar porque não tenho dinheiro. Você está certo quando questiona se quero ganhar alguma coisa. Quero sim. Quero ganhar um Piauí melhor!

Anônimo 24 de setembro de 2009 às 12:11  

JAYLLES:

PELO QUE EU SEI W.DIAS, ANTONIO NETO, LUCILE, CHICO ANTONIO, JOÃO DE DEUS, FLORA, TODOS ELES FORAM FUNDADORES DO PT. E VC DENUNCIAM ESTAS PESSOAS. QUEM REALMENTE FOI ESTES QUE PEGARAM CARONA NAS VITORIAS DO PT. ELES TEM HISTORIAS DE COMBATE A CORRUPÇÃO, OAS CORONELISMO DO PIAUI E MUITOS OUTRAS COISAS.

LISBOA

Gil. 24 de setembro de 2009 às 19:07  

De uma coragem sem igual...

Anônimo 24 de setembro de 2009 às 20:39  

olá grande Jaylles Fenelon, fiquei com uma pulga atras a orelha quando vi aquelas denuncias. Algumas eu notei que foi uma certa falta de conhecimento sua, como no caso de algumas que vc fez a respeito das licitações, mas outras, como as movimentações bancarias eu dei um voto de confiança a você pois tenho um colega meu que trabalhava na emgerpi e ele disse que vc era que ia sacar o $$ da emgerpi quase todo dia. Mas já rola um boato na net que o caso emgerpi não vai dar em nada e os papeis serão arquivados, o que vc acha disso?


Paulo Afonso.

Anônimo 25 de setembro de 2009 às 05:17  

Bom Dia
Sou Esperantinense e venho acompanhando o seu blog desde o lançamento, a gente aki de Esperantina quer saber mais sobre o processo de cassação do Xico Antonio,
Pq que a Juiza já adiou varias vezes essa audiencia?
É verdade que ela esta ajudando o Prefeito ?
É verdade que o marido dela e piloto do helicoptero do GOvernador?
O comentario aqui no mercado é que ela esta recebendo propina para beneficiar o prefeito,
Ja tentei te ligar, mas o seu telefone sempre esta desligado,

Abraços

Jaylles Fenelon 25 de setembro de 2009 às 15:46  

Caro LISBOA. Posso te dar vários nomes caronistas como Lucile Moura, Lucrecina Pereira, José Dutra Ribeiro Filho, Edílson Caldas, Marco Aurélio e outros. Todos, sem exceção caronistas na história do Partido dos Trabalhadores e integrantes de uma complexa rede de criminalidade instituída dentro da EMGERPI. Quanto aos líderes maiores, sem pontuar este ou aquele, tenho a lhe dizer que o fato de alguém ter estado na fundação de um partido, seja ele qual for, não é recibo de idoneidade ou de que, quando no Poder, não será objeto de decepção e ou agente de corrupção pública. Veja o caso do companheiro Francisco Antonio por exemplo. Ele está no partido desde sua fundação no Piauí. A vida toda acompanhou o atual governador Wellington Dias, participou no passado de todos os grandes movimentos do partido contrário à corrupção na gestão pública. Denunciou a direita naquilo que mais menosprezamos – a compra de votos, o uso da máquina, a manipulação do Judiciário. E veja o quão contraditório ele não se mostrou ao se eleger em Esperantina numa operação de corrupção eleitoral de fazer corar de vergonha até os coronéis do passado de minha cidade que usavam de expedientes que, perto da eleição dele (Francisco Antonio) ficam na condição de meros principiantes e amadores. Portanto, LISBOA, tenho convicções e personalidade definidos. Sou contra a corrupção e quaisquer outros métodos que invalidem ou ameacem as conquistas nacionais das quais somos partes. Não entendo, sem querer ofender, sua insistência em defender uma tese que não coaduna com o combate ostensivo à corrupção em nosso Estado. Sou do Partido dos Trabalhadores, e não do Partido contrário aos Trabalhadores. Mais uma vez, agradeço sua participação em nosso espaço.

Jaylles Fenelon 25 de setembro de 2009 às 16:12  

ANÔNIMO ESPERANTINENSE. Li seu comentário onde você me pede um posicionamento sobre o processo onde o Ministério Público Eleitoral pede a cassação do prefeito Francisco Antonio. No mesmo comentário você também indaga sobre uma suposta (isso posto por você) posição da juíza eleitoral da Comarca em favor do investigado. Bem, eu infelizmente não tenho elementos para lhe dar tais respostas. Apenas posso afirmar que soube, pela imprensa, que o próprio Procurador Eleitoral (Dr. Marcos Túlio) já teria acostado aos autos toda a documentação que comprova o uso da máquina de forma ampla e abrangente em todo o município de Esperantina durante o período eleitoral. Não conheço a juíza, entretanto não creio na sua parcialidade. Sobretudo neste processo onde além de provas cabais e objetivas, há também sua discussão ampla na mídia e junto aos formadores de opinião. Acredito piamente que a magistrada irá julgar com todo o rigor e dentro dos preceitos de imparcialidade, legalidade e respeitando o direito à ampla defesa. Qualquer atitude fora desta conduta seria inaceitável, e tenho certeza que ela também pensa assim. Outro fato que me faz crer que a juíza está acima de qualquer suspeita, é que mesmo tendo seu esposo (como você coloca) estreitas ligações com o governo, o fato dela manter-se à frente do mérito do julgamento mostra o quão imparcial ela é. Caso contrário certamente que a juíza iria se julgar suspeita e transferir sua obrigação de julgadora a outro magistrado a ser determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Espero ter sido satisfatório na tentativa de sanar suas dúvidas. Continue participando de nosso espaço, pois é um grande prazer receber esperantinenses neste debate democrático e altivo!

Jaylles Fenelon 25 de setembro de 2009 às 16:17  

Amigo FMGJR. Fico verdadeiramente lisonjeado pelas suas respeitosas deferências a meu respeito. Quanto ao seu desabafo, momento em que se julga “covarde e cômodo”, gostaria que pensasse diferente. Há muitas maneiras de denunciarmos tendo nossa identidade mantida em sigilo. Órgãos preeminentes como a Procuradoria Geral de Justiça e Polícia Federal oferecem esta segurança àqueles que assim desejem. Se resguarde de aparecer, mas nunca de denunciar fatos e eventos que resultem na agressão à dignidade da sociedade e que ameacem a nosso democracia. Obrigado pela participação em nosso espaço!

Jaylles Fenelon 25 de setembro de 2009 às 16:20  

Distinto GIL COSTA. Mais que coragem, convicção do que é certo e necessário fazer. Obrigado pela sua presença em nosso espaço!

Jaylles Fenelon 25 de setembro de 2009 às 16:31  

PAULO AFONSO. Gostaria que fosse mais claro quanto às licitações denunciadas e que por falta de conhecimento técnico de minha parte estaria eu equivocado. Talvez você tenha sido informado de forma não integral do teor das denúncias. Antes de ir ao Procurador Geral da República, reconhecendo minha falta de conhecimento especializado diante de algumas situações, procurei me cercar de aconselhamento e orientação especializadas. Com isso posso lhe garantir que o inteiro teor da denúncia está respaldado em avaliações técnicas e dentro do reza a legalidade. Talvez, se você pudesse pontuar com exatidão a que documento ou denúncia de licitação se refere, poderei sim, com imenso prazer, estender o debate. Quanto ao arquivamento das denúncias ou que as mesmas não estariam sendo investigadas com todo o rigor, confesso que não acredito nesta tese. A Procuradoria Geral da República e a Polícia Federal são dois órgãos merecedores de toda a credibilidade da sociedade. Os resultados de suas atuações nos revestem desta certeza e convicção. Muito obrigado por participar de nosso espaço!